Artigo 05 – Em Palavras

/, Formação Humana/Artigo 05 – Em Palavras

Artigo 05 – Em Palavras

EM PALAVRAS

Vamos conversar sobre vocação à Santidade?

Em Palavras é um programa apresentado todas as segundas-feiras nas redes sociais da Comunidade Frater Kerigma. É um programa que promove uma conversa entre os pregadores da Comunidade, em forma de debate, sempre em um tom bem-humorado, com o propósito de fazer um diálogo sobre a palavra de Deus, relacionando com tudo o que está acontecendo no cotidiano.

Esse programa surgiu por entendermos que é necessário conhecer a Palavra até o ponto de trazê-la como resposta a todos momentos de nossas vidas. Nós temos em Cristo a referência para todas as direções de nossa história!

Como primeiro artigo da nossa coluna, quero falar sobre vocações, tema presente no final de ano, quando tivemos a alegria de receber novos membros na Comunidade, que participaram do processo vocacional em 2022. Eles estudaram a Doutrina da Igreja durante o ano, estudo que os levou a fazer parte da Frater Kerigma.

Em tempos em que não se respeita as pessoas por quem elas são, nossa Comunidade assume o desafio de anunciar o evangelho, sempre com profundo amor e respeito à pessoa humana, seja por meio da formação, do anúncio ou dos meios de comunicação.  Eis o grande desafio para os nossos tempos!

Assim, o “Em Palavras” que já é um programa de rádio, passa a ser agora uma coluna que traz a dinâmica desse diálogo: Um diálogo que deve acontecer em todo lugar: na nossa família, na escola, no trabalho, lugares propícios do dia a dia para uma conversa com o propósito de ganhar as pessoas para a salvação!

O Evangelho de São Mateus (16,19-30) nos traz um diálogo entre Jesus e um jovem que é apelidado de “o jovem rico”. Ele pergunta para Jesus o que ele deve fazer para ter a vida eterna. Jesus questiona se ele conhece os mandamentos. E ele diz que os observa desde criança. Jesus responde: Se queres ser perfeito, vá, venda tudo e me siga! Jesus está falando ali de uma entrega absoluta, não parcial. Isso pode confundir um pouco as pessoas, porque parece que as pessoas não têm direito de ter coisa alguma, mas, Jesus está falando de se ter o objetivo focado naquilo que é mais importante, que é a salvação. O jovem não entende isso, fica triste e vai embora!

A respeito do que é mais importante, sabemos claramente que é o Reino de Deus. Compreendemos que há muitas coisas interessantes nesse mundo, mas se elas não nos levam a ter uma intimidade com Deus, de nada valem.

Paulo Apóstolo escreve em suas cartas, que depois que ele conheceu os desígnios de Deus, tudo neste mundo passou a ser como lixo, porque na verdade há sempre um grande risco de tirar a atenção daquilo que é realmente importante!

Identificar o que é o mais importante na sua vida é um passo decisivo para você encontrar sua vocação à santidade. E identificando, você fará escolhas que levarão a confirmar o chamado de Deus.

Quer saber mais? Aguarde o novo artigo e acompanhe o Programa em Palavras, todas as segundas-feiras, 20h, no canal do Youtube e no Facebook da Comunidade Frater Kerigma. Até lá!

Emerson Michel
Membro Consagrado da Comunidade Frater Kerigma
Pregador e formador da Comunidade
Comentarista do programa Em Palavras

About the Author:

Leave A Comment