Via Matris (O caminho da Mãe)

Via Matris (O caminho da Mãe)

O CAMINHO DA MÃE

(período da quaresma)

 1- Explicações do Via Matris;
2- Abertura – Início da Via Matris;
3- Oração de acolhida do Santuário Peregrino da Anunciação do Senhor;
4- Rosário da Anunciação;
5- Oração de perdão (ato penitencial);
6- Orar por maldição e pecados cometidos pelos nossos antepassados;
7- Súplica pelo batismo no Espírito Santo (orar uns pelos outros);
8- Meditar o caminho de prova vivido por Maria – Via Matris – As sete estações;
9- Salve Rainha;
10- Saudação da Paz com cântico;
11- Oração de despedida do Santuário Peregrino
12- Encerramento com o sinal da cruz.

1- EXPLICAÇÃO DA VIA MATRIS

O Caminho de Prova Vivido por Maria, a partir do modelo da Via-Sacra, floresceu no tronco da meditação das “Sete dores de Nossa Senhora”, no século XVI, e, espalhou-se pouco a pouco. O tema é a consideração sobre a estrada percorrida por Nossa Senhora em sua peregrinação de fé, em sete estações. A piedade do povo cristão individuou na vida de Maria sete episódios principais da vida de Nossa Senhora, chamados simplesmente Via Matris (O caminho da Mãe), devoção aprovada pela Igreja. Esse exercício se harmoniza bem como itinerário quaresmal e nos faz penetrar mais ainda no mistério da IGREJA, pois as estações do caminho percorrido por Maria são etapas no caminho de fé, que passa também pela dor, a ser vivida por todos os cristãos.

 2- ABERTURA: Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! A Ele o louvor e a glória nos Séculos!  Na sua misericórdia nos regenerou para que tenhamos esperança viva com a Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.  A bem-aventurada Virgem Maria avançou na peregrinação da fé e conservou com fidelidade Sua união com o Filho até a Cruz, onde, não sem um desígnio divino, esteve sofrendo profundamente com Seu Unigênito e associando-se com ânimo materno ao Seu sacrifício; e, finalmente, foi dada como mãe ao discípulo amado pelo mesmo Jesus que morria na Cruz. Contemplemos e vivamos a dor e a esperança da Mãe. Que Sua fé ilumine nossa vida; Sua materna proteção acompanhe nosso caminho para o encontro com o Senhor da glória.

3- ORAÇÃO DE ACOLHIDA DO SANTÁRIO PEREGRINO DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR:    Santíssima Virgem Maria, mãe da Igreja e das famílias cristãs, com grande júbilo te agradecemos pela Sua presença no meio de nós. Agradecemos a Deus por nos ter dado uma mãe tão caridosa, amorosa e incansável na intercessão pela salvação dos filhos Teus.

Eu Te apresento, mãe querida, todas as pessoas presentes, familiares e todos que pediram vossa intercessão. Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos como coisa Vossa, sobretudo, concedei-nos a graça de vivermos sempre seguindo os ensinamentos de Teu filho Jesus, evitando o pecado. Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus e o amor que nutristes pelo Vosso Filho Jesus e por todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.

Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós e dai-nos a graça de anunciar Jesus, Senhor e Salvador de nossas Vidas. Amém.

4- ROSÁRIO DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

 Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, Amém!

Oferecimento: Senhor Jesus, oferecemos este rosário que vamos rezar nos comprometendo com o anúncio da Boa Nova.  Concedei-nos pela intercessão de Nossa Senhora da Anunciação e por São Gabriel Arcanjo, os meios para bem rezá-lo e os Dons necessários do Vosso Espírito para que possamos honrar o compromisso de anunciá-lo.    Oferecemos em desagravo às heresias e os pecados cometidos contra a Santíssima Eucaristia, a Palavra de Deus, a Virgem Maria e a Igreja.

Pedimos pelo aumento e Santificação dos Anunciadores do Reino de Deus, pela unidade da Igreja, pelas intenções do Santo Padre o Papa, pelo Clero, pelos membros da Comunidade Frater Kerigma, pelas Almas do purgatório, pelos doentes, agonizantes, famintos, desempregados, excluídos, pelas Famílias e por todos aqueles que pediram nossas orações particulares.

Reza-se o Credo e um Pai nosso…

Oração do Ângelus:

  • O Anjo do Senhor Anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo. Ave Maria cheia…
  • Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim conforme Vossa Palavra. Ave Maria cheia…
  • O Verbo Divino se fez Carne e habitou entre nós.  Ave Maria cheia…

Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Nas contas grandes: Oh Deus que criastes todas as coisas, ofereço-me a Ti como instrumento e meio para Anunciar o Reino do Teu Filho Jesus, Senhor e Salvador de nossas vidas.

Nas contas pequenas: Pelo sim de Maria a Salvação entrou no mundo, Eu Anunciarei Jesus.

Ao final de cada dezena reza-se: Jesus eu creio em Vós; entrego-me a Ti e caminho sob a Vossa Divina Graça!

Contemplação dos Mistérios Missionários:

1º Mistério: Deus envia Seu anjo Gabriel a uma Virgem de nome Maria. (Lc 1,26-27);

2º Mistério: O anjo Gabriel saúda Maria: ”Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo… e Maria pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação” (Lc 1,28-29);

3º Mistério: “O anjo Gabriel disse-lhe: eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, Filho de Deus. O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra” (Lc 1,31-35);

4º Mistério: O sim de Maria – o fiat: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38);

5º Mistério: A divisão dos tempos: o marco que dividiu a humanidade em antes e depois. Maria assume sua missão de gestar a Salvação para a humanidade, o novo Éden, o Filho de Deus, Jesus, Senhor e Salvador de nossas Vidas (Lc 1,39-43).

Oração Final:  Senhor, nós Vos suplicamos que infundais em nossas almas a Vossa Graça, para que nós que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pela Sua Paixão e morte de Cruz, sejamos conduzidos à Glória da Ressurreição.   Pelo mesmo Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na Unidade do Espírito Santo. Amém!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

5- ORAÇÃO DE PERDÃO (ato penitencial): Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, por minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

6- ORAÇÃO PELA CURA DA MALDIÇÃO E PECADOS COMETIDOS PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS:  “Coloco-me na presença de Jesus Cristo, e submeto-me ao Seu Senhorio.  “Revisto-me da armadura de Deus para poder resistir às táticas do demônio” (Ef 6, 10-11). Ocupo o meu terreno, “com o cinturão da verdade em torno da cintura, e a justiça por couraça…” (Ef 6,14). Empunho o “escudo da fé” para “extinguir os dardos inflamados do maligno …” (Ef 6,16). Aceito “a salvação de Deus como meu capacete, e recebo a Palavra de Deus do Espírito, para usá-la como espada” (Ef 6,17).

No nome de Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado, amarro todos os espíritos do ar, da atmosfera, da água, do fogo, do vento, da terra, de debaixo da terra e do mundo inferior. Amarro também a influência de qualquer alma perdida ou caída, que possa estar presente, e todos os emissários do quartel-general demoníaco, ou todo círculo de bruxas, magos e feiticeiros ou adoradores de Satanás, que possam estar presentes de algum modo sobrenatural. Clamo o sangue de Jesus sobre o ar e a atmosfera, a água, o fogo, o vento, a terra e seus frutos à nossa volta, a região abaixo da terra e o mundo inferior.

No nome de Jesus Cristo, proíbo todos os adversários mencionados de comunicarem-se com outros, ou se ajudarem de alguma forma, ou comunicarem-se comigo, ou fazerem qualquer coisa senão o que eu ordeno em nome de Jesus.

No nome de Jesus Cristo, eu selo este lugar e todos os presentes e suas famílias e associados, e seus lugares e posses e fontes de suprimento, no sangue de Jesus. (Repetir três vezes).

No nome de Jesus Cristo, proíbo quaisquer espíritos perdidos, círculos de feiticeiras ou feiticeiros, grupos ou emissários satânicos, ou, qualquer de seus associados, subordinados ou superiores, de prejudicar ou tirar vingança de mim, minha família e meus associados, ou causar mal ou danos a qualquer coisa que tenhamos.

No nome de Jesus Cristo, pelos merecimentos de seu Preciosíssimo sangue, quebro e dissolvo toda maldição, malefício, selo, encantamento, feitiço, laço, tentação, armadilha, instrumento, mentira, pedra de tropeço, obstáculo, ilusão, engano, diversão ou distração, corrente espiritual ou influência espiritual, e também qualquer doença do corpo, alma ou espírito lançados sobre nós, ou sobre este lugar, ou sobre algumas pessoas, lugares e coisas mencionadas, por qualquer agente, ou lançada sobre nós por nossos próprios enganos ou pecados. (Repetir três vezes).

Agora coloco a cruz de Jesus Cristo entre mim e todas as gerações de minha árvore genealógica. Digo, no nome de Jesus Cristo, que não haverá direta comunicação entre as gerações. Toda comunicação será filtrada no Preciosíssimo Sangue do Senhor Jesus Cristo” (pp. 9s).

 7- SÚPLICA PELO BATISMO DO ESPÍRITO SANTO (orar uns pelos outros):

Invocação ao Espírito Santo:  Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

8- MEDITAR O CAMINHO DE PROVA VIVIDO POR MARIA – VIA MATRIS

Primeira estação: “Maria acolhe a profecia de Simeão”.

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação. Ler na Bíblia o Evangelho de (Lc 2,34-35).  Ave Maria, cheia de graça…

Oração:  Ó Pai, resplandeça sempre a virgem Igreja, esposa de Cristo, pela fidelidade irrepreensível ao pacto do Vosso amor, e que, seguindo o exemplo de Maria, Vossa humilde serva, que apresentou ao templo o autor da nova lei, conserve a pureza da fé, alimente o ardor da caridade e renove continuamente a esperança dos bens futuros. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Segunda estação: “Maria foge para o Egito para salvar JESUS”

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação. Ler na Bíblia (Mt 2,13-14). Ave Maria, cheia de graça…

Oração: Ó Deus fiel, que na Virgem Maria cumpristes as promessas feitas aos nossos pais, dai-nos a graça de seguir o exemplo da Filha de Sião, que Vos agradou com humildade e com a obediência cooperou com a redenção do mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Terceira estação:Maria Santíssima procura JESUS que permanece em Jerusalém”. 

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação. Ler na Bíblia (Lc 2,41-52). Ave Maria, cheia de graça…

Oração: Ó Deus, que na Sagrada Família nos destes um verdadeiro modelo de vida, fazei que, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, o Vosso Filho nos conceda caminhar entre as dificuldades do mundo, sempre voltados para os bens eternos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Quarta estação: “Maria Santíssima encontra Jesus no caminho do calvário”. 

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação. Ler na Bíblia (Lc 23,27-28).  Ave Maria, cheia de graça…

Oração: Jesus que no caminho do calvário voltastes os olhos para Vossa Mãe, concedei-nos, em meio aos sofrimentos da vida, a audácia e a alegria de acolher-Vos e seguir-Vos, com toda a confiança. Cristo, fonte da vida dai-nos contemplar o Vosso Rosto e encontrar, na loucura da Cruz, a promessa de nossa ressurreição.  Vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Quinta estação: Maria Santíssima presente à crucifixão e morte de seu Filho.

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos  Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação.  Ler na Bíblia (Jo 19,25-30). Ave Maria, cheia de graça…

Oração: Ó Deus, que em Vosso misterioso desígnio de salvação quisestes continuar a Paixão de Vosso Filho nos membros sofredores de Seu corpo, que é a Igreja, fazei que, unidos à Mãe desolada aos pés da Cruz, aprendamos a reconhecer e servir com amor o Cristo sofredor nos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Sexta estação: Maria Santíssima acolhe em seus braços o corpo de Jesus, descido da Cruz.

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos  Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação.  Ler na Bíblia (Mt 27, 57-61). Ave Maria, cheia de graça…

Oração: Ó Deus, que para redimir o gênero humano, seduzido pelo maligno, associastes à Paixão do Vosso Filho a Mãe das Dores, fazei que todos os filhos de Adão, restaurados dos efeitos devastadores da culpa, participem da criação renovada no Cristo Redentor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Sétima estação: Maria depõe o corpo de Jesus no sepulcro, à espera da Ressurreição.

Nós Vos louvamos e Vos bendizemos Senhor, porque associastes a Virgem Maria à Obra da Salvação.  Ler na Bíblia (Jo 19,38-42). Ave Maria, cheia de graça…

Oremos: Pai Santo que no mistério pascal estabelecestes a Salvação do gênero humano, concedei a todos os homens, com a graça de Vosso Espírito, serem incluídos no número dos filhos adotivos que Jesus confiou à Virgem Mãe. Por Cristo, nosso Senhor, nós vos louvamos e veneramos Santa Maria, Nossa Senhora das Dores, Mãe fiel junto da Cruz do Filho amado. Amém!

9- SALVE MARIA

10- SAUDAÇÃO DA PAZ COM UM CÂNTICO

11- ORAÇÃO DE DESPEDIDA DO SANTÁRIO PEREGRINO DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR: Santíssima Virgem Maria, Te agradecemos pela visita que nos fizeste, por todas as graças alcançadas e pedimos que estejamos sempre dispostos como Teus devotos, a anunciar a Verdade Salvífica, na certeza de que Tua graça permanecerá conosco, ajudando-nos a viver segundo os ensinamentos de Teu filho JESUS CRISTO.

Nossa Senhora da Anunciação, rogai por nós e dai-nos a graça de anunciar Jesus, Senhor e Salvador de nossas Vidas. Amém!

12- ENCERRAMENTO COM O SINAL DA CRUZ.

By | 2022-12-20T18:57:51-03:00 dezembro 7th, 2022|Categories: Devocionário da Anunciação do Senhor|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment