Condicionamento Físico

/, Serviços/Condicionamento Físico
Condicionamento Físico 2018-04-06T16:54:43+00:00

Project Description

Condicionamento Físico

Quando chegamos na velhice, melhor idade ou nova juventude como alguns andam dizendo, acabamos perdendo algumas funções corporais e tendo dificuldade com movimentos que quando jovens não eram de grande dificuldade. Algumas dessas funções podem ser desenvolvidas através de atividades voltadas para os idosos. Com certa seletividade de exercício podemos não só ajudar os idosos a terem um melhor condicionamento físico, mas também como podem adquirir funções que quando crianças não foram desenvolvidas.
É pensando em fazer da vida dos idosos melhor, com mais mobilidade, melhor vitalidade que procuramos com o condicionamento físico trazer atividades que acrescentem na vida de cada participante das aulas.
As aulas ocorrem uma vez por semana sendo realizada toda segunda-feira e tem duração de 1 hora.
São realizadas atividades de cunho funcional. A professora busca avaliar as dificuldades das alunas para que possa entender e atender a todas de maneira global. É necessário também que a docente saiba quais doenças seus alunos possam vir a ter para que não seja realizado nenhuma atividade que venha a agravar o quadro do aluno.
São realizadas nas aulas atividades funcionais “Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (Campos Neto; Neto, 2004). Logo o funcional é um treinamento que auxilia na realização bem sucedida de atividades como: correr, saltar, andar, agachar.
Desenvolvimento também das motricidades fina para auxiliar em pequenas atividades como: escrever, abrir a porta, rodar a chave, pegar copos, cortar.
Alongamento: O alongamento ajuda na flexibilidade e na lubrificação das articulações.
Lateralidade: Desenvolvimento do domínio corporal de um dos lados do corpo. Por isso desenvolvemos atividades para ambos os lados, para diminuir a défice que quando criança é apresentado.
Coordenação motora: Atividades para desenvolver ambos os lados do corpo e o controle desde. Atividades como: guiar algum objeto, colocar objetos em lugares estreitos, pegar e arremessar, chutar e receber.
As atividades realizadas são feitas com máxima segurança, pois existem muitas dificuldades para realiza-las.
Precisamos cuidar de nossos idosos para que tenham uma vida mais saudável, com mais segurança e liberdade. A independência para se locomover e fazer atividades do dia a dia sozinhos ajuda também na auto estima das pessoas.