Kairós

/Kairós
Kairós 2018-04-17T16:22:33+00:00

Project Description

Kairós

Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação a determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.
No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de “tempo espiritual” ou “o tempo de Deus”, que é divergente do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos e etc.
É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.
Para a igreja cristã, os termos kairós e cronos são antagônicos no sentido de um significar o “tempo de Deus” (kairós) e o outro o “tempo dos humanos” (cronos).
É o dia do encontro pessoal com Deus, onde você para um pouco com sua rotina e tem um “tempo” somente para Ele com adoração, missas, palestras e a partir daí tomar um novo rumo com sua vida de oração.
Com o objetivo de fazer acontecer a graça de Deus no meio de nós, a comunidade Frater Kerigma realiza o Retiro de Oração Kairós, mais especificamente com o título de” Kairós dos Arcanjos”.
O chamado “kairós de Deus” não pode ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã:
“(…) um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”
(2 Pedro 3:8).