Kerigma

/Kerigma
Kerigma 2018-04-17T16:22:35+00:00

Project Description

Kerigma

A palavra grega “KÉRYX” significa justamente “pregador, mensageiro”, O mensageiro jamais se atrevia a mudar a mensagem, porque ela não era sua. Ele era apenas o portador, e seu dever era transmiti-la integralmente, para que ela fosse ouvida e acolhida por todos naquela região. : o verdadeiro anúncio nada mais é do que a bonita e sublime tarefa de proclamar a vontade de Deus aos homens.
A exemplo do que o Apóstolo Paulo escreve aos Romanos, ao falar da fé em Cristo:
“Como poderão crer sem ter ouvido? Como poderão ouvir sem quem anuncie?” (Rm 10,14). Literalmente: “sem alguém que proclame o querigma?”. E conclui: “A fé vem da [escuta da] pregação e a pregação é pela Palavra de Cristo” (Rm 10,17).
Mas o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos faz dar um salto muito interessante e belíssimo, quando nos ensina que “o querigma é trinitário. É o fogo do Espírito que se dá sob a forma de línguas e nos faz crer em Jesus Cristo, que, com a sua morte e ressurreição, nos revela e comunica a misericórdia infinita do Pai.
Mas para nós, católicos, o querigma é só o início da vida cristã. Depois disso deve vir a catequese, o ensinamento (didaché) e o progresso espiritual, a fim de que possamos eleger conscientemente Cristo como próprio Senhor e Salvador pessoal, e comprometer-nos ativamente na vida de nossa Igreja.
“‘Ide e proclamai a Boa-Nova a toda criatura’ […] E eles saíram a pregar por toda a parte, agindo com eles o Senhor estava, e confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (Mc 16,15).